O Fundo de Financiamento Estudantil é um ótimo aliado para pagar a faculdade, pois a maioria dos cursos superiores em instituições privadas possuem custos elevados.

O FIES foi criado pelo Governo Federal em parceria com as instituições bancárias. Com esse programa, o aluno pode financiar seu curso, assim facilitando o pagamento.

Há 3 fases durante o financiamento, que estão relacionadas às formas possíveis para pagar a dívida futuramente:

  • Fase de utilização:

    Ocorre durante o curso. O aluno pagará um valor na faixa de R$150 a cada três meses. Esse valor é o juros do financiamento. Também será necessário pagar uma parte da mensalidade todo mês, dependendo do quanto do curso foi financiado.

  • Fase de carência:

    Ocorre assim que o aluno se forma. O mesmo continuará pagando a cada três meses o valor na faixa de R$150 durante mais 18 meses.

  • Fase de amortização:

    Após 18 meses de formação, já deu tempo de se estabilizar financeiramente. Nessa fase, o formado pagará o restante do financiamento em determinado prazo (dependente da duração do curso). A conta para o prazo é simples: 3 vezes o tempo do curso + 1 ano.

 

É possível cancelar o FIES?

Sim, é possível.

É muito comum o aluno mudar de ideia quanto ao curso escolhido ou simplesmente não precisar mais do financiamento.

O cancelamento só estará disponível no sistema entre os dias 1 e 15 de cada mês, exceto junho e dezembro.

Para cancelar o FIES, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Solicitar o encerramento antecipado do FIES pelo site
  1. Acessar: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal
  2. Informar o CPF e senha.
  3. Clicar na opção “Encerramento”, que estará aparecendo no centro da tela.
  4. Clicar em “Aditamentos Disponíveis”.
  5. Por fim, clicar no semestre disponível em “Referência”. PS: ele muda conforme o último aditamento solicitado.

 

  • Há quatro opções para quitar a dívida do FIES, sendo elas:
  1. Liquidar o contrato no ato do encerramento: a dívida será paga à vista no dia em que o Termo de Encerramento for assinado.
  2. Permanecer na fase de utilização: nesse caso, o aluno continuará a pagar as parcelas trimestrais referentes aos juros e ao terminar essa etapa, cumprirá a fase de carência durante os 18 meses, e um mês após a fase de carência, quitará o restante em parcelas maiores e fixas.
  3. Antecipar a fase de carência: no mês seguinte à assinatura do Termo de Encerramento, o aluno começará a pagar as parcelas trimestrais que só quitaria no período de carência, e quando terminar essa etapa, quitará as parcelas do financiamento, sem precisar do período de carência.
  4. Antecipar a fase de amortização: o aluno parcelará tudo que falta, podendo dividir em parcelas que irão variar de acordo com cada pessoa (3 vezes o tempo que o aluno usou o financiamento + 1 ano).

Após decidir a opção, clicar em “Gravar e Prosseguir” e depois em “Confirmar”.

 

  • Assinar o contrato

Logo que o pedido de cancelamento do FIES for confirmado, o sistema informará o prazo que o aluno e o fiador tem para ir à agência em que o contrato do FIES foi fechado.

Após assinar o contrato, o FIES estará encerrado e a faculdade não receberá mais o pagamento da mensalidade pelo sistema. Será necessário ir até a faculdade também, para cancelar a matrícula.

 

PS: Caso não comparecer à agência dentro do período estipulado pelo sistema, o pedido de cancelamento será invalidado.