Veja o passo a passo para preencher seu cheque!

O cheque é uma forma de pagamento em que o papel substitui o dinheiro real. O beneficiário, poderá sacar o valor ou depositar a quantia no banco do cheque recebido.

Preencher um cheque corretamente, evitará fraudes de terceiros.

Portanto, siga nossas dicas:

  1. Escreva a quantia do cheque: na parte superior direita, você deverá escrever a quantia a ser paga, em números. Faça dois símbolos de jogo da velha, antes e depois do número, isso evitará que alguma pessoa acrescente algum número para alterar o valor que será depositado.
  1. Escreva a quantia por extenso: mais abaixo, no centro do cheque, você deve escrever, por extenso, o valor do cheque (que é o mesmo escrito acima). É bom colocar esse valor entre parênteses para que ninguém altere o que você escreveu.

PS: Caso o cheque apresente uma descrição por extenso diferente da indicação numérica, ele não será compensado.

  1. “Nomeie” o cheque: abaixo da quantia, escreva no campo indicado o nome da pessoa ou da loja que vai receber o seu cheque, ou seja, para quem você está realizando o pagamento. Desse modo, você estará direcionando adequadamente a finalidade de seu documento, e de quebra evitará (caso ele seja perdido por quem foi pago) a compensação por terceiros.
  1. Escreva a cidade e a data: no campo antes da assinatura, você deverá colocar o nome da cidade onde você está e a data que você está preenchendo o cheque.
  1. Confira as informações e assine o cheque.

 

Observações:

  • O cheque deverá ser preenchido com letra cursiva e legível.
  • Para evitar fraudes, ocupe os espaços em branco do cheque (nas áreas de escrita) com linhas.
  • Para uma maior segurança, cruze seu cheque, fazendo dois riscos paralelos na parte da frente do papel, normalmente em um dos cantos de cima.